Quem Somos

O VIVENCER é uma associação sem fins lucrativos, apartidária, cuja missão é contribuir para construção de uma sociedade mais justa e igualitária com foco nas questões relacionadas aos processos de exclusão, vulnerabilidade social e vivência de qualquer forma de preconceito, discriminação e/ou intolerância.

Para que isso seja possível, temos como principais objetivos realizar ações diversificadas e fundamentadas nos princípios éticos dos direitos humanos, nas áreas sociais, saúde, educação, cultura, lazer, esporte, artes, meio ambiente, iniciação e capacitação ao trabalho profissionalizante, empreendedor e cooperativo.

Nossos valores e princípios de atuação definem-se em: Respeito, Diálogo, Transparência, Participação, Compromisso Social e Eficiência.

Nossa História

O VIVENCER iniciou suas atividades em 21 de Setembro de 2008, sob coordenação do seu fundador Luis Renato da Silva.

Desde o primeiro momento, a busca por uma sociedade mais justa e igualitária, foi a referencia para a construção das bases que aos poucos foram solidificando as estruturas deste projeto que hoje se materializa de forma mais objetiva e com foco mais definido nas questões relacionadas aos processos de exclusão, vulnerabilidade social e vivência de qualquer forma de preconceito, discriminação e/ou intolerância, tendo como referência a família e a função de cada membro diante destas situações.

Currículo e Trajetória

No ano de 2008 o VIVENCER, iniciou suas atividades desenvolvendo pequenas ações solidárias, sendo a primeira delas a distribuição de refeições às pessoas em situação de rua que transitavam na região central da cidade de São Paulo. Esta atividade fez parte da rotina do Grupo por aproximadamente 03 (três) anos. Após um intenso processo de trabalho e reflexões, o grupo percebeu que não era necessário ir tão longe para realizar suas ações sociais e que pessoas necessitadas estavam mais próximas do que se podia imaginar.

Sendo assim, em meados de 2012 o grupo passou a atender as pessoas residentes na região em que estava localizada a sua sede – Freguesia do Ó/Brasilândia. Mesmo com a estrutura financeira não apropriada para realização de algumas ações, voluntariamente, os membros do grupo uniram suas forças, para tentar auxiliar algumas famílias, e deste modo iniciou-se as pequenas campanhas de arrecadações de alimentos, roupas e cobertores, o que possibilitou a doação das primeiras cestas básicas e os Kits de Natal e Inverno às famílias que procuravam apoio junto ao projeto social.

Dentro daquilo que era possível, o grupo, procurou dar continuidade aos atendimentos das necessidades básicas apresentadas pelas famílias. Esta atitude de respeito ao próximo e olhar particularizado para cada situação apresentada, foi fazendo com que o grupo estabelecesse com a comunidade uma relação amigável e de confiança.

Neste ínterim, também foi efetivado a parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Projeto Viva Leite, na qual a equipe do Vivencer é responsável por um Posto de distribuição gratuita de leite fluido, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e Vitaminas A e D, destinado a famílias que se adequam ao perfil do publico beneficiário.

Dada a seriedade e comprometimento das intervenções realizadas pelo grupo, a equipe começou a ser procurada por outros projetos sociais que necessitavam de apoio para fortalecer as ações já desenvolvidas, assim, em 2014, nasceu um novo ciclo de atividades realizadas por nossa equipe, onde, as estratégias principais estavam relacionadas à mobilização de pessoas e recursos com objetivo específico de fortalecer ações realizadas por projetos sociais que ao compartilharem dos mesmos ideais do Projeto Vivencer, também tinham como foco o trabalho social com famílias e a busca por uma sociedade mais justa e igualitária.

Neste período, o Vivencer contribuiu para o fortalecimento de algumas ações realizadas em diferentes regiões periféricas da cidade de São Paulo, tais como, Zona leste (Itaquera), Zona Sul (Campo Limpo) e Zona Noroeste (Perus e Brasilândia). Foram beneficiados com nosso apoio projetos de intervenção social vinculados ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Serviços de Convivência e fortalecimento de Vínculo destinado ao atendimento de crianças e adolescentes, bem como demais membros da família, Serviços de Acolhimento Institucional para criança e adolescente, Serviço de Proteção Social; à família, movimentos comunitários diversificados, entre outros.

Com esta experiência, tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho realizado por diversos grupos que se dedicavam a desenvolver trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade social e, com isso, percebemos que para cumprir nossa missão era necessário, e em caráter de urgência, oferecer às famílias que nos procuravam (que já não eram mais somente do nosso bairro, mas de diversos lugares da cidade de São Paulo, tendo em comum à questão da vulnerabilidade), muito mais que práticas assistencialistas, devendo então, propor atividades e intervenções que tornassem estas famílias, protagonistas de suas próprias histórias e cônscios de seus direitos e deveres de cidadão.

Percebemos que muitas famílias, além das necessidades sociais pontuais, começaram a nos procurar pela necessidade de um espaço de escuta, onde pudessem falar e pedir ajuda frente às situações em que estavam vivendo. A busca por informações básicas, tais como orientações de saúde, educação e assistência social, também passaram a ser uma demanda muito presente na fala das pessoas que nos procuravam e a constatação desta situação, justificava diariamente o fato de que não poderíamos continuar agindo da mesma forma junto às famílias.

Diante desta realidade, em Outubro de 2016, o grupo repensa a sua existência e organização julgando necessária a redefinição de suas estratégias de atuação, mantendo a família como publico alvo das ações.

Temos uma missão e vamos cumprir!

Isto é o VIVENCER, um projeto transparente, desenvolvido por um grupo de pessoas que tem trabalhado constantemente na semeadura e cultivo de ideais sociais de justiça, respeito, ação, amor ao próximo, e esperança num mundo melhor.